Lima, Quito e Bogotá

Lima
Lima, Peru.

Lima é uma cidade enorme, com um tráfico caótico, pobre, que fica na costa do Pacífico. Apesar disso, a cidade não é boa para banhos. A água do mar é poluída e é necessário andar muitos quilómetros até encontramos boas praias. Em grande parte do ano (inverno), a cidade fica coberta por uma camada de humidade, um lençol cinzento, baixo, que não deixa vislumbrar o sol. Foi assim durante a semana que aqui passei. Uma chuva miudinha cai frequentemente. Lima é quase exclusivamente habitada por peruanos, o que facilmente se constata nas ruas.

Quito
Aspeto da cidade de Quito.

Quito tem algumas semelhanças com Lima. Verifica-se que é uma cidade relativamente pobre, com uma população em larga maioria nativa, mas em desenvolvimento (vimos muitas obras públicas a decorrerem). No entanto há algumas diferenças significativas. Desde logo, o clima. Devido à altitude, Quito, uma cidade em cima do equador, é fresca, embora o frio aqui se suporte melhor que em outras paragens, pois é relativamente seco. As pessoas são em geral afáveis e o nível de preços bastante acessível para um europeu.

Bogotá
Centro de Bogotá.

Bogotá é outra cidade que partilha com Quito e Lima algumas características: a grande maioria da população é constituída por nativos; é uma cidade relativamente pobre; apesar da proximidade do equador, não é excessivamente quente; as edificações mais interessantes são do período colonial; existe dinamismo, nota-se ritmo de investimento, parece que o desenvolvimento é real nestas três cidades.