Paris

Paris1
A torre Eifel ao anoitecer.

Sobre Paris está tudo dito, ou quase. As suas belas avenidas e praças, o seu património monumental, o Sena, os museus – tudo isso é sobejamente conhecido.

Paris
Pormenor da Torre Eifel.

Não admira que os parisienses se sintam orgulhosos da sua cidade. Afinal, é conhecida como a capital da moda, do perfume, da arte, a cidade-luz, cosmopolita e moderna, imortalizada em obras de todos os géneros artísticos. Quem não deseja, uma vez na vida que seja, conhecer Paris?

Paris2
Exterior do Museu do Louvre.

Além do mais, Paris é uma cidade romântica. Aqui facilmente se imagina um casal apaixonado, abraçado junto ao Sena. Porém, para se poder usufruir em pleno desse romantismo, é preciso dinheiro. Paris é igualmente uma cidade cara, na verdade, uma das mais caras do mundo.

Paris3
Ponte sobre o Sena.

Isso não impede que seja também uma das mais visitadas. Se tivermos em conta, apenas, a receita anual das visitas à Torre Eifel, estaremos seguramente perante um valor fabuloso, na ordem dos muitos milhões de euros. Apesar de tudo isto, Paris não é a “minha” cidade. Não tem o clima que eu gosto, nem a calma, nem a paisagem, nem o mar. Prefiro Barcelona, ou Lisboa.