
A revista “Visão” publicou hoje um depoimento escrito por Fernanda Câncio, antiga namorada de Sócrates. Um depoimento, sob vários aspetos perturbador, que nos fez refletir, e sobre o qual nos apraz dizer o seguinte.
1- Há pessoas com as quais nos cruzamos que podem devastar a nossa vida. São pessoas destrutivas, ambiciosas, doentes, pessoas que conseguem desintegrar uma personalidade, por vezes de forma irreversível. Não há forma de evitar que isto ocorra, a não ser que não nos envolvamos com elas.
2- Há órgãos de comunicação social que atuam como predadores sociais. Deliciam-se sugando almas humanas. E há almas humanas que se deliciam com o espetáculo macabro que isso constitui.
3- A Justiça é uma coisa muito relativa. Além de dois pesos e duas medidas, a) está diretamente relacionada com o atraso dos povos (não é por acaso que estamos na cauda da Europa) e b) constitui, no caso português como no de outros países onde funciona mal, a forma mais perversa de desigualdade social.
4- Há três reações possíveis quando se comete um erro: a) assumi-lo; b) negá-lo; c) atribuí-lo a terceiros. Há pessoas especialistas nesta terceira vertente, conseguindo uma verdadeira transmutação de personalidade, assumindo o papel de vítimas. Esta atitude só está ao alcance dos verdadeiros charlatães.
5- Estes indivíduos não sentem vergonha e – coisa estranha – somos nós que, quando os vemos representando o seu papel, acabamos por sentir a vergonha que eles não têm. Talvez isto seja uma forma de sublimar a repulsa que existe em nós.
6- Há quem acredite na representação destes charlatães e, além disso, se disponha a segui-los e apoiá-los até ao fim. É difícil aceitar esta atitude como racional. A dimensão religiosa da política e a adoração destes semi-deuses deveria fazer pensar aqueles que metem política populista e religião em gavetas distintas. Na verdade, elas estão intrinsecamente ligadas, no sentido em que ambas exploram a tendência humana para acreditar, mais do que numa boa história, num bom narrador.
foto retirada de http://www.portugaldospequeninos.blogs.sapo.pt
***************************************************