Açores, São Miguel

Uma belíssima embarcação oriunda das Bermudas e estacionada na marina de Ponta Delgada fez-nos pensar na localização estratégica dos Açores, no centro do Atlântico, entre a Europa e a América.

IMG_3197

Pedacinhos de terra perdidos na imensidão do oceano. Pedacinhos que, vistos de dentro, são mundos inteiros de beleza e diversidade: um desses mundos é a ilha de São Miguel.

IMG_3993

Verde em terra, azul no mar, areia negra que a espuma branca das ondas cobre e descobre, céu azul ou cinzento, consoante o local da ilha em que nos encontremos – em São Miguel, dez quilómetros, apenas, podem separar um dia luminoso de um outro cinzento e triste.

IMG_3627

As águas são virtuosas, tanto em terra quanto no mar. Quentes ou tépidas, elas teimam em aquecer o corpo, literalmente, em todos os sentidos. Sentidos que se abrem naturalmente, sem esforço, despertos e dilatados…

IMG_3948

Na ilha vulcânica de São Miguel lagoas se formaram em velhas crateras, criando espelhos de água de rara beleza: Furnas, Sete Cidades, Fogo.

IMG_3348

A gastronomia está de acordo com o local: simples, natural, viva. O peixe é fresquíssimo, com destaque para os “chicharros”, carapaus pequenos, que aqui se comem, em geral, fritos ou cozidos (alimados). Os mariscos tradicionais são as lapas e os cavacos. O cozido das Furnas, embora sem tradição antiga, é bom, ficando a carne tenrinha pelo cozinhar lento. Pena não incluir farinheira… A cerveja Especial é excelente e a água potável que brota e corre é variada e medicinal.

IMG_4051

Mas o estômago quase que é esquecido em São Miguel… Aqui come-se e bebe-se o ar que se respira! E o tempo é, sobretudo, de contemplar, não de comer.

Assim nos pareceu São Miguel.

******************************

Desconhecida's avatar

Autor: Jorge Costa

Fez percursos académicos nas áreas das Filosofia, Comunicação Social, Economia, Gestão dos Transportes Marítimos e Gestão Portuária, e estuda outras disciplinas científicas. Interessa-se igualmente por Arte, nas suas diversas manifestações, e também por viagens. Gosta de jogar xadrez. O seu autor preferido, desde que se lembra, é Karl Popper. Viveu em locais diversos, sobretudo em Portugal e no Brasil, pelo que se considera um cidadão do mundo. Atualmente vive em Cabanas, no Sotavento algarvio. Gosta de revisitar, sempre que pode, a bela cidade de Lisboa e, nela, o bairro onde nasceu, Alfama, o mais popular da capital, de traça árabe, debruçado sobre o Tejo — esse rio mítico, imortalizado por Camões e Pessoa, poetas maiores da Língua Portuguesa. Não é, porém, um bairrista, característica que deplora, a par dos clubismo, partidarismo e nacionalismo. Ama a Liberdade.