O Mar Mediterrâneo é o maior mar interior do planeta, e une três continentes: Europa, África e Ásia. A sua superfície líquida abrange uma área de 3 milhões de quilómetros quadrados, onde pululam cerca de 2000 ilhas, dentro de um perímetro costeiro de 47000 quilómetros. A influência do clima mediterrânico estende-se por 25 países, onde habitam quase 500 milhões de pessoas. Como seria de esperar, o clima influencia, através das matérias primas locais e da proximidade dos povos, uma cultura comum nesta importante região, berço das primeiras civilizações humanas e da cultura ocidental, que estão aquém das divergências políticas e religiosas. Como é evidente, uma das componentes dessa cultura é a dieta, e a mediterrânica é justamente considerada uma das melhores do mundo.

Assim, a Dieta Mediterrânica foi declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2013, na capital do Azerbaijão, Baku. Tavira foi a cidade representante de Portugal. E foi precisamente em Tavira que, ainda nesse ano, se realizou a primeira Feira da Dieta Mediterrânica. Desde aí, esta feira realiza-se anualmente durante quatro dias, no primeiro fim de semana de setembro, de quinta a domingo, sendo que, no presente ano, a X Feira da Dieta Mediterrânica ocorreu entre os dias 5 e 8 de setembro.

Foram quatro dias intensos, como foram todos os dias dos certames anteriores, com uma considerável diversidade de expositores (incluindo bancas e tendas de comida), mostras, atividades desportivas, demonstrações gastronómicas com degustação, bailes tradicionais, oficinas e ateliês, atividades infantis, visitas a locais de interesse e, claro, espetáculos musicais — com destaque para os palcos da Lota, do Castelo e da Praça da República. Ao longo destes onze anos (a feira não se realizou em 2020 devido à pandemia da covid-19), temos assistido a atuações de agrupamentos de vários países mediterrânicos, algumas delas de excelente qualidade.

A Feira da Dieta Mediterrânica é já o maior evento de Tavira, e atrai à cidade, todos os anos no final do verão, milhares de visitantes que em muito contribuem para animar a mais bela urbe algarvia.
******************************